quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Compostagem

Iniciou-se, no início deste segundo período, uma experiência de compostagem na EBSO, com a utilização de um compostor fornecido pela Valorlis.
A experiência está a ser orientada pelo Professor Henrique Sousa e contou, até agora, com a participação de alunos da turma B do 12º ano, que têm o Ambiente como tema da sua Área de Projecto.
Para a produção de composto estão a ser utilizados os restos da cantina escolar e folhas de árvores recolhidas nos espaços exteriores da Escola.
Espera-se pôr a funcionar brevemente outro compostor, o que permitirá utilizar o composto produzido no canteiro de plantas aromáticas, recentemente instalado na Escola.
Esta actividade está à disposição de outros alunos e professores da Escola que queiram familiarizar-se com o processo e pô-lo a funcionar em suas casas.

Primeira Reunião do Conselho Eco - Escolas

           O Conselho Eco – Escolas é um grupo de trabalho, constituído por alunos, funcionários, professores e parceiros exteriores à Escola que dirige o funcionamento do Programa Eco – Escolas em cada estabelecimento de ensino. Nele os alunos devem ser a maioria e devem assumir responsabilidades na orientação do Projecto.
Na EBSO a primeira reunião deste grupo teve lugar no passado dia treze de Janeiro e nela participaram doze alunos, cinco professores, a encarregada operacional da Escola, a Presidente da Associação de Pais, o Presidente da Associação de Estudantes e representantes de quatro parceiros exteriores à Escola: Câmara Municipal, Ambiourém, Quercus e Veolia.
Foi passado um diaporama em que foram apresentados os objectivos, a metodologia, as áreas em que vai incidir o plano de acção da Escola e também algumas imagens referentes às actividades já realizadas.
De seguida foram apresentadas e discutidas as sugestões dos membros do Conselho, que foram integradas no Plano de Acção, o qual foi aprovado por unanimidade dos votantes.
Finalmente foram discutidas formas de colaboração entre todos os parceiros, tendo havido várias sugestões  de actividades e manifestações de disponibilidade para acções conjuntas.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Canteiro de Plantas Aromáticas

No passado dia 21 de Janeiro, entre as 14 e as 16,30 horas, foi dado o primeiro passo para o nascimento do canteiro de plantas aromáticas na nossa Escola.   
      Professores e alunos envolvidos no Programa plantaram cerca de uma dúzia de espécies diferentes, num total de muitas dezenas de plantas aromáticas.
         As espécies escolhidas para esta primeira fase foram: glicínias, alecrim, rosmaninho, alfazema, menta, hortelã, salsa, erva-cidreira, sálvia, orégãos, gilbardeira, medronheiro, sanguinho das sebes e madressilva.
         Além dos professores envolvidos, participaram os seguintes alunos do 5º A:
Andreia Marques – nº 2
Diogo Neves – nº 7
Inês Santos – nº 11
Inês Verdasca – nº 12
Lara Neves – nº 13
Luís Miguel – nº 15
Maria Martin – nº 17
Marília Reis – nº 19
Renata Pereira  - 21
Do 5º B participou o aluno Micael Pereira da Silva, nº 17
Do 12º E participou a aluna Carina Carvalhais Matos, nº 1
Ficam todos os membros da comunidade escolar convidados para participar nas próximas acções do Eco – Escolas.

Sessão de Informação sobre a Água


O Programa Eco-Escolas dinamizou na EBSO uma sessão de informação sobre a água, com o tema «Da Nascente à Torneira», tema incluído no Plano de Acção e que visa monitorizar a qualidade da água na Escola e reduzir o seu consumo.
A sessão iniciou-se com a projecção de um filme sobre todos os trabalhos que permitem a captação, o transporte, o tratamento e a distribuição da água no nosso concelho. Houve, depois, uma comunicação, a cargo da senhora doutora Licínia Leitão, da Veolia, seguida de um debate em que participaram os alunos e professores presentes.
Como conclusões da sessão ficaram as ideias e que a água é um bem precioso e escasso, e, por isso, deve ser poupada, e de que a qualidade da água é essencial para a saúde da humanidade.

Visita ao Aterro Sanitário da Valorlis


No passado dia 6 de Janeiro, 30 alunos e 4 professores da EBSO deslocaram-se ao aterro sanitário da Valorlis, na Barosa, com o objectivo de compreender melhor a gravidade e a dimensão do problema dos resíduos.
Visitámos as áreas onde se faz a triagem do papel, do vidro e das embalagens para reciclagem e fomos também à zona do aterro onde são depositados os materiais não recicláveis.
Saímos todos impressionados com as dimensões do aterro, que nos permitem imaginar a quantidade de resíduos produzidos na região, e ficámos mais sensibilizados para a necessidade de reciclar e reutilizar os materiais, mas sobretudo com a urgência de nos habituarmos a reduzir todo o tipo de resíduos.  


Magusto


Exposição


Apresentação do Programa Eco - Escolas

                                              

            No passado dia 11 do corrente, dia de S. Martinho, teve lugar a apresentação do Programa Eco-Escolas na Escola Básica e Secundária de Ourém, com uma palestra sobre «A Importância da Biodiversidade» pelo Professor Doutor Jorge Paiva, botânico de prestígio nacional e internacional e destacado ecologista. 
O Programa incluiu ainda várias exposições fotográficas cedidas pelo Núcleo Regional da Quercus, distribuição de material elucidativo sobre os problemas actuais a nível do ambiente.
Foram também colocadas em locais estratégicos da Escola várias papeleiras, cedidas pela Câmara Municipal e pela Valorlis, que foram o primeiro passo no projecto de recolha selectiva com vista à reciclagem.
O dia terminou em calorosa harmonia, clima que se deseja para toda a Escola,  com um animado Magusto, em que participaram alunos, professores e funcionários,      apreciando as saborosas castanhas, elemento importante da nossa Biodiversidade.

Agradecemos a todos os que participaram e apoiaram a iniciativa e continuamos a contar com o seu apoio para próximas acções no âmbito do Programa Eco – Escolas.


            A equipa coordenadora do Programa